16ª FEIRA DE ARTESANATO DA MAIA
A actividade artesanal é uma actividade económica, de reconhecido valor cultural e social, que assenta na produção, restauro ou reparação de bens de valor artístico ou utilitário, de raiz tradicional ou contemporânea, e na prestação de serviços de igual natureza, bem como na produção e preparação de bens alimentares, no equilíbrio entre a fidelidade aos processos tradicionais e a abertura à inovação.
Numa altura em que se defendem mais apoios para as PME’S, a Câmara Municipal tem vindo a apoiar ao longo de 16 anos as micro-empresas e produtores artesãos através da realização da Feira de Artesanato, gerando um contributo positivo quer para a defesa e valorização do artesanato, levando a que o artesanato regional e nacional encontrem também caminhos para a sua qualificação e se mantenham os postos de trabalho.
Pretende-se que a “16ª Feira de Artesanato da Maia” a realizar do dia 30 de junho a 9 de julho de 2012, a Maia seja ponto de encontro de perto de duas centenas de artesãos de todas as regiões portuguesas e um forte contributo para a animação da cidade.
O evento do ano passado contou com 150 participantes e foi visitado por 208.582 pessoas. A presença maciça mostra a importância do acontecimento para as entidades ligadas ao artesanato. O certame propícia a troca de experiências e a possibilidade de mostrar e vender o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
O programa de animação é intenso e privilegia a música tradicional portuguesa, todas as noites pelas 21.30h é possível assistir aos espetáculos musicais, destaque ainda para o dia da família e da criança que terão lugar nos dias 30 de junho e 7 de julho (Sábado), durante a tarde, com atividades para os mais pequenos, insufláveis, ateliers, póneis, atuações de teatro, música e dança.
O certame estará patente ao público no Parque Central da Maia, de Segunda a Quinta das 18.00H às 24.00H, Sextas 18.00H à 01.00H e aos Sábados das 15.00H à 01.00H, Domingos e feriado municipal (9 de julho) das 15.00H às 24.00H.
Local da feira / Address: Parque Central da Maia