Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Exposição de Pintura "Escritores antifascistas" no Fórum da Maia

Exposição de Pintura "Escritores antifascistas" no Fórum da Maia

Integrada no programa oficial das comemorações do 25 de Abril, na Maia, em 2010, está patente ao público até 9 de Maio, no Fórum da Maia, uma exposição de Pintura, constituída por uma colecção de 10 obras que nunca saíram do sala onde estiveram até hoje guardadas.

A série de 10 quadros pintados por jovens artistas que há data da revolução do 25 de Abril, estavam a iniciar a sua carreira artística e que hoje são pintores consagrados é uma homenagem aos escritores portugueses antifascistas que lutaram pela Liberdade em Portugal.

Pela primeira vez, esta colecção, património privado da Associação 25 de Abril, sai do seu espaço habitual, a sala de reuniões da Direcção da Associação, para ser vista pelo grande público, em especial pela comunidade educativa, graças ao inegável interesse documental e histórico que encerra, para além do seu inquestionável valor estético.

Assinam estas obras, artistas como:

António José Matos, Maria João Velhinho, Miguel Jarro, Miguel Mira, Pedro Morais, Henrique Cayatte, Marta Wengurovius, Álvaro Resende e Manuel San Payo.

Ao longo dos 10 quadros, poderão ser reconhecidos vultos da Literatura Portuguesa como:

Joaquim Dourado, Ferreira de Castro, Augusto Costa Dias, Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Santos Barros, João José Cochofel, Bernardo Santareno, José Carlos Ary dos Santos, Ruy Belo, Hernâni Cidade, Sidónio Muralha, José Rodrigues Miguéis, Alice Gomes, Maria Lamas, Carlos de Oliveira, Maria Lamas, Mário Cesariny de Vasconcelos.

• Sobre a exposição aqui.

O Vereador do Pelouro da Cultura da CMM
    (Mário Nuno Neves, Dr.)