Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA - AGENDA JUNHO

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA - AGENDA JUNHO

Museu de História e Etonologia da Terra da Maia - Agenda junho

Museu Municipal da Maia

Exposição “O QUE NOS DIZEM OS OBJETOS DO NOSSO PASSADO MAIS DISTANTE”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local com recurso à exposição, documentação e exploração de materiais arqueológicos exumados no concelho da Maia, sensibilizando a comunidade para o património arqueológico, pelo acesso regular ao mesmo.

Observações: visitas guiadas de terça a domingo sujeitas a marcação

Museu Municipal da Maia

Exposição “COZINHA MAIATA: 100 ANOS DE HISTÓRIAS DE FAIANÇAS E SABORES NA TERRA DA MAIA”

A gastronomia, enquanto ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e todos os aspetos a ela associados, resulta de vários fatores como o ambiente natural, a cultura das próprias comunidades, os recursos disponíveis, as necessidades das pessoas e as práticas ancestrais de uma determinada região.

No entanto, a gastronomia, tal como outros aspetos do quotidiano das comunidades, tem vindo a sofrer profundas alterações devidos às grandes mudanças sociais dos tempos atuais. Perante um novo tempo, bem como a falta dele, o Homem tem procurado, frequentemente alternativas com o intuito de gastar menos tempo possível, mudando, consequentemente, os seus hábitos relacionados com a refeição e tudo o que a ela respeita.

Alimentos diferentes, cozinhados e consumidos de forma diferente não olhando à questão social do ato de comer. Perante este novo contexto urge recuperar hábitos antigos e saudáveis.

Quando nos propusemos a recolher dados sobre a gastronomia na Terra da Maia, partimos para a ideia de procurar a cozinha antiga e tradicional mas em simultâneo procurar outros aspetos que com ela se relacionem, receitas, costumes, faiança e porcelanas tradicionais e finas na nossa Terra que conferiam a uma refeição muito mais do que apenas um ato de consumo de alimentos, mas sim um momento social onde se associava o bom gosto de uma refeição bem confecionada e o bom gosto do ato de a servir.

Terça a domingo das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Observações: visitas guiadas de terça a domingo sujeitas a marcação

VISITAS GUIADAS

Esta atividade consiste numa visita orientada privilegiando a componente prática da mesma, utilizando meios pedagógicos e linguagem adequada à faixa etária. Tem como objetivos conhecer a história do meio local; contribuir para a aquisição de aptidões como a indução de informação através de métodos como o comparativo e sensibilizar para o património histórico-cultural.

Oficina “PEQUENOS ARTISTAS”

Atividade que incide na exploração prática de aspetos relacionados o Paleolítico. Nesta atividade explora-se o tema da arte rupestres, identificando técnicas, cores e motivações para o exercício das manifestações artísticas dessa época, prevalecendo a incidência na história local, seguindo-se a produção de uma das tintas recorrendo a materiais rudimentares e a aplicação dos conhecimentos em imagens da época.

Oficina “PEQUENOS OLEIROS”

Atividade que incide na exploração prática de aspetos relacionados com o Neolítico. Esta atividade consiste na produção de um objeto em cerâmica com respetiva decoração, prevalecendo a incidência na história local. Exploram-se as técnicas de produção da cerâmica, as técnicas de decoração e potenciais utilizações, seguindo-se a produção e decoração de um exemplar.