Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Conferência "Rousseau trezentos anos depois: uma abordagem crítica à atualidade da sua obra"

A conferência “Rousseau trezentos anos depois: uma abordagem crítica à atualidade da sua obra”, proferida pelo Dr. Joaquim Jorge Silva, surge inserida no “Curso breve de pensamento filosófico” a decorrer na Biblioteca Municipal da Maia, dia 16 de novembro, sexta-feira, das 21h30 às 23h30, pretendendo-se homenagear uma figura central do pensamento mundial – Jean-Jacques Rousseau, e celebrar o Dia Internacional da Filosofia (15/11/2012).

Celebra-se este ano os trezentos anos do nascimento de Jean-Jacques Rousseau. As influências da sua obra são transdisciplinares: da política à educação, da pintura à literatura, da música à antropologia, entre outros. Ao longo destes trezentos anos a presença de Rousseau foi uma constante e não mais parou de influenciar e suscitar as mais variadas reações, de júbilo ou de repulsa, um pouco por toda a parte.

Propomo-nos, nesta reflexão, fazer uma dupla incursão ao universo deste filósofo: num primeiro momento far-se-á uma incursão pela vida do autor, procurando fazer um retrato genérico do seu percurso bibliográfico; num segundo momento, iremos centrar a nossa atenção no seu pensamento, fazendo incursões em algumas das suas obras, em especial: “sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, “o contrato social”, e “ Emílio ou da educação”.

O confronto de entendimentos críticos será proporcionado por um pequeno grupo de autores, de interesses diferenciados, entre os quais Agostinho da Silva, Paulo Freire, Nuno Crato, Nigel Warburton ou Benjamin Wiker.

Entrada livre e gratuita.